quarta-feira, 9 de abril de 2014

Caderno de Ações

­­CADERNO DE AÇÕES

Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
XXI Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social
Vitória/ES – 15 a 22 de Março de 2014


EIXO COMBATE ÀS OPRESSÕES

1. Realizar espaços de formação interna nos coletivos locais sobre diversidade sexual, mulheres, negras e negros, legalização das drogas e acessibilidade. Quando: Durante todo o ano. Quem: GET de Combate às Opressões, Coletivos Locais, CAs e DAs.

2. Realizar eventos da Campanha Tirem Suas Saias do Armário anualmente. Quando: Por volta do dia 18 de novembro. Quem: Toda a militância da Enecos.

3. Reservar um espaço na grade de todos os encontros e congressos da executiva para debater todos as temáticas do GET de combate as opressões, além de formular políticas e ações nesse sentido, dentro das possibilidades de tempo da grade. Quem: Comissões Organizadoras, Coordenação do GET de Combate às Opressões e Coletivo Nacional de Diversidade Sexual da Enecos.

4. Participar da construção de manifestações e encontro ligadas às temáticas do GET de Combate às Opressões, como paradas da diversidade, Marcha da Maconha, Marcha das Vadias e Enuds. Quem: Toda a militância da Enecos.

5. Divulgação dos materiais do Movimento Pró-Saia. Quem: toda a militância da Enecos. Quando: durante todo o ano.

6. Produzir um documentário sobre o movimento Pró-Saia, com auxílio dos coletivos regionais. Quem: toda a militância da Enecos. Quando: Até 18 de Novembro.

7. Produzir mensalmente materiais relacionados ao combate às opressões de forma colaborativa nas regionais: cartilha com quatro textos de rotatividade regional. Quem: GET de Combate às Opressões. Quando: O ano todo.

8. Intensificar o debate sobre mercantilização do corpo, sobretudo na mídia e nas produções culturais. Quem: GETs de Combate às Opressões e Cultura Popular. Quando: Durante o ano de 2014.

9. Priorizar o debate de permanência e assistência estudantis de estudantes cotistas, criando uma campanha sobre o posicionamento da Enecos, levando para os alunos das escolas de Comunicação. Quem: GET de Combate às Opressões. Quando: Agosto/2014.

10. Criação de Manual de acessibilidade para os encontros. Quem: GET de Combate às Opressões. Quando: durante 2014.

11. Criação de semana de ações diretas que antecedam datas de luta Quem: GET de Combate às Opressões. Quando: durante todo o ano de 2014.

12. Ampliar os debates do GET que não têm sido pautados, como movimentos sociais e criminalização da pobreza, como trazer pra dentro das Universidades os movimentos sociais; Quem: GET de Combate às Opressões. Quando: durante todo o ano de 2014

EIXO COMUNICAÇÃO E MOVIMENTO DE BASE

13. Divulgar intensamente os eventos/encontros da Enecos a nível nacional (inclusive de forma física, através de cartazes e panfletos). Quando: No mínimo três meses antes. Quem: Criar comissão de ampliação da Enecos, Comissão Organizadora dos Encontros/Eventos e Coordenação Nacional de Comunicação da Enecos.

14. Criar informativo bimestral da Enecos, com notícias e material produzido pelos coletivos locais. Quem: Coletivos Locais, CAs, DAs e Coordenação Nacional de Comunicação. Quando: Criação até o Enecom Alagoas 2014.

15. Preparar mailing de entidades, organizações e veículos que debatam as pautas da Enecos. Quem: Coordenação Nacional de Comunicação da Enecos e GETs. Quando: Até a última semana de junho de 2014.

16. Produzir materiais de divulgação de ações, de agitação e de formação, com a assinatura da executiva, como vídeos, spots, programas de rádio, cartilhas, etc. em colaboração com todos os GETs. Quem: GET de Comunicação e Movimento de Base. Quando: Durante o ano.

17. Atualizar mapeamento e mailing dos CAs e DAs do país para articulação interna da executiva. Quem: Coordenação Nacional de Finanças, Comissão Organizadora do ENECOM 2014 e Coordenações Regionais da Enecos. Quando: Até o final de maio.

18. Acompanhar os CAs e DAs de modo mais próximo (por telefone, por exemplo). Quem: Coordenações Regionais e Nacional.

19. Apresentação da Enecos em outros espaços acadêmicos, movimento estudantil e movimentos sociais. Quem: Toda militância da Enecos. Quando: Durante todo o ano e semanas de recepção.

20. Repensar os espaços de apresentação de trabalhos nos encontros, tais como o Simpecos e Artcom. Valorizá-los, registrá-los, e distribuir os trabalhos apresentados para os encontristas. Quem: Comissões Organizadoras e Coordenação Nacional de Comunicação. Quando: Durante a construção dos encontros.

21. Criação da campanha “Fiscalize Seu Estágio” como forma de mapear as condições de estágio dos estudantes de Comunicação Social do país. Como: Criar formulário geral e cartilhas para os CAs e DAs no ENECOM 2013 e via mailing e outro formulário específico para estudantes via site e mailing; e promover seminários nas escolas, onde serão produzidos documentos acerca da avaliação dos estágios. Onde: Em todas as escolas de Comunicação do país. Quem: CN, Coordenação Regional (CR), GET de QFC, Coletivos Locais da Enecos, CAs e DAs. Quando: Lançamento no ENECOM 2014 e segundo semestre de 2014 para divulgação e mapeamento.

22. Produzir uma cartilha sobre a Campanha Fiscalize seu Estágio, a fim de divulgar as respostas e considerações da campanha, com o objetivo de atingir os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização. Quem: GET de Comunicação e Coletivos Locais da Enecos. Quando: Até o Cobrecos 2015.

23. “Um outro olhar sobre a técnica”: Realização de minicursos e oficinas de caráter técnico, visando atingir um público afastado da dinâmica do Movimento Estudantil (ME) e apresentando um outro olhar sobre a técnica com uma perspectiva de trabalho de base. É facultada a cobrança de taxas de inscrições de acordo com a realidade local. Quem: Coletivos Locais da Enecos, CAs e DAs. Quando: Durante o todo ano de 2014.

EIXO QUALIDADE DE FORMAÇÃO DO COMUNICADOR

24. Atualizar e exercer a campanha “Somos Tod@s Comunicação Social”. Conciliar o debate QFC com os espaços deliberativos da Universidade. Instigar os/as estudantes e CAs/Das a levarem propostas de reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos para que os colegiados de curso se referenciem nas pautas tocadas pela Executiva. Como: Construir espaços de discussão sobre as Novas Diretrizes de Jornalismo, trazendo pessoas de um coletivo para o outro para facilitar/participar; Ampliar o debate sobre as diversas habilitações e as propostas de Novas Diretrizes para cada uma delas; Criar modelos de documentos de diretrizes que queremos. Quem: GET de Qualidade de Formação do Comunicador (QFC). Quando: decorrer de 2014 e início de 2015.

25. Produzir uma cartilha sobre educomunicação, focando na leitura crítica da mídia (como fazer), para servir de material de formação interna e para espaços com os estudantes, além de orientação para os coletivos, CAs e DAs. Quem: Coletivo Enecos CG E GET DE QFC. Quando: ATÉ JUNHO DE 2014.

26. Produzir um vídeo próprio para exibir em espaços sobre educomunicação nas escolas de comunicação. Quem: GET de QFC, Coletivo Enecos Cariri e Coletivo Enecos CG. Quando: Até o Enecom 2014.

EIXO COMUNICAÇÃO E CULTURA

27. Tornar como prática da Executiva a difusão e a produção (por meio de peças para as mídias digitais, como banners, músicas, vídeos, fotografia, etc.) de elementos e manifestações culturais em suas mais diversas vertentes, desde expressões de comunidades locais até manifestações artísticas universais a fim de transformar o novo site e mídias sociais da Enecos em referência de identificação com os estudantes através da cultura. Quem: GET de Comunicação e Cultura e CN de Comunicação. Quando: Durante todo o ano de 2014.

28. Construir um dia de intervenções artísticas culturais que fomentem o debate acerca das nossas bandeiras, valorizando artistas locais, de maneira mais lúdica, e que venham a desconstruir preconceitos contra qualquer manifestação cultural. Quem: GET de Comunicação e Cultura e todas as militâncias da Enecos. Quando: pelo menos uma vez por semestre, respeitando a agenda de cada coletivo.

29. Pela construção de mostras culturais temáticas nos Enecom’s, visando incentivar a troca e a interações de elementos que compõem as diversas identidades e expressões sócio-culturais das nossas regionais. O tema e a dinâmica de apresentação serão definidos pela C.O. de cada encontro. Quem: Comissão Organizadora do Enecom e coletivos estaduais. Quando: Enecom 2014.

EIXO FINANÇAS

30. Fazer uma política de finanças mais consistente:

a) Investir em botons, camisas, bandeiras e bloquinhos da enecos para vender aos militantes. Quem: GET de Finanças (elaboração), Coletivos Locais da Enecos (produção) e Coordenação Nacional de Finanças (controle financeiro). Quando: O ano inteiro e principalmente para os encontros.

b) Produzir camisas direcionadas aos estudantes que não militam organicamente na executiva para vendê-las nos encontros e nos centros e diretórios acadêmicos (sugestão: usar poemas, pautas das bandeiras, charges, etc). Quem: GET de Finanças (elaboração), Coletivos Locais da Enecos (produção) e Coordenação de Finanças (controle financeiro). Quando: O ano inteiro e principalmente para os encontros.

31. Construir um planejamento para acompanhamento e controle das finanças. Que inclui filiação, calendário de pagamento, criação de caixa, entre outros. Quem: GET de Finanças. Quando: Enecom 2014.                                                          

EIXO DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

32. Promover debates nas escolas sobre a democratização da comunicação. Quando: Nos pré-encontros dos ENECOM 2014 e ao longo do ano. Quem: Comissão Organizadora (C.O.) do ENECOM 2014, Coletivos Locais da Enecos, CAs e DAs.

33. Promover a campanha “Para Expressar a Liberdade” nas universidades de todo o país, segundo calendário previamente elaborado, com coletas de assinaturas e debates sobre a campanha e participação no movimento e no Projeto de Lei pelo Marco Regulatório. Quando: Durante todo o ano de 2014. Quem: Coletivos estaduais e GET de Democom.

34. Intensificar o debate sobre liberdade na internet, o marco civil da internet, creative commons, software livres, copy left e downloads gratuitos. Em especial no caso do marco civil, fomentar espaços de discussão até a votação do projeto. Quem: Coletivos, CAs e DAs. Quando: Durante todo o ano de 2014.

35. Organizar uma cartilha para distribuição nacional sobre os veículos universitários. Quem: GET de Democom. Quando: Até a primeira semana de Junho de 2014.

36. Elaboração de proposta de grade e projeto político nacional para a Semana de Democom. Quem: GET de Democom. Quando: Até a primeira semana de Maio de 2014.

37. Realizar a Semana de Democom em todos os estados. Quem: Movimento Estudantil de Comunicação (MeCom). Quando: Até o fim de 2014.

38. Promover e aprofundar estudos acerca dos projetos relacionados à Democom em 2014, como Marco Civil da Internet, Marco Regulatório das Comunicações, e outros. Quem: GET de Democom e Coletivos locais. Quando: Durante todo o ano de 2014.

39. Reformulação e diagramação da Cartilha de Democom. Quem: GET de Democom, Coletivo Enecos ES e Coletivo Enecos Potiguar. Quando: Até o ENECOM de 2014.

Comissão Organizadora

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