segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sobre o Cobrecos

COBRECOS - Vitória 2014


     O Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) de 2014 acontecerá na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. O congresso está sendo organizado pelos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), articulados no Coletivo Enecos Espírito Santo. O Cobrecos acontecerá entre os dias 15 e 22 de março de 2014, na própria universidade, localizada na Avenida Fernando Ferrari, número 514, Goiabeiras, Vitória, Espírito Santo, 29.075-910.
     O Cobrecos possui um caráter político e tem com objetivo  planejar as ações da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) para o próximo ano. Para isso, o congresso é dividido em duas etapas:  Espaços de Formação e Espaços de Deliberação.
     Na primeira etapa do Congresso (Espaços de Formação) é onde são feitas as discussões e as palestras para dar base de discussão para os congressistas. Esta etapa é composta pelos painéis e pelos Grupos de Discussão (GDs) e tem duração de quatro dias. Nela ocorrem as reflexões sobre os posicionamentos políticos da Executiva. Já na segunda etapa do Congresso (Espaços de Deliberação) ocorrem as plenárias - espaços em que se votam as deliberações do encontro - e os Grupos de Estudo e Trabalho (GETs), onde são propostas novas ações para serem realizadas no ano. Isto é, no Cobrecos são tiradas as ações e os posicionamentos políticos que a Enecos terá ao longo do ano.
     Para que isso aconteça, primeiro os temas são estudados, depois são discutidos e em seguida são propostas alterações ou inserções nos cadernos. Existem dois cadernos dentro da Executiva: o Caderno de Ações e o Caderno de Posicionamentos Políticos. No Caderno de Ações são colocadas as ações políticas que foram tomadas no último Cobrecos (o Cobrecos Uberlândia 2013). Ele serve para avaliar o que foi proposto e realizado no último ano e para traçar os novos rumos da Executiva. No Caderno de Posicionamentos Políticos são colocados, assim como no Caderno de Ações, os posicionamentos políticos deliberados e aprovados no último Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social. A diferença entre esses dois cadernos é que no Caderno de Posicionamentos Políticos são colocados o que a Enecos pensa e defende sobre os atuais temas da nossa conjuntura.
     O Cobrecos Vitória 2014 é de caráter estatutário. Isso significa que ele tem a liberdade de alterar o Estatuto da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. Essa possibilidade de alteração acontece de dois em dois anos, nos congressos de anos pares.
https://www.facebook.com/enecos.es
Ainda está com dúvidas sobre o que é o Cobrecos? Ainda não entendeu muito bem como funcionará o Cobrecos Vitória 2014? Não se preocupe. Ao longo da semana lançaremos vários informes em nosso blog e página no Facebook. Fique informado (a) sobre o Cobrecos Vitória 2014 na nossa fanpage essa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário